Nesta quarta-feira (30), conquista do Sindicato dos Peritos Papiloscopistas e Peritos Oficiais de Mato Grosso do Sul (Sinpap/MS) foi enaltecida em plenário. Os deputados estaduais da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do sul (ALEMS) aprovaram a tão esperada união das carreiras de papiloscopistas . Aprovado em segunda discussão, durante a Ordem do Dia de hoje, o Projeto de Lei Complementar 12/2024, de autoria do Poder Executivo, que altera a redação e acrescenta dispositivos na Lei Complementar 114, de 19 de dezembro de 2005, nos termos que especifica, segue à sanção. O objetivo da matéria é reunir na estrutura da carreira Perito Oficial Forense os cargos Perito Oficial Forense e Perito Papiloscopista.
Na tribuna, a convite da deputada Mara Caseiro (PSDB), Danielle Bueno, presidente do Sinpap/MS, fez seu pronunciamento. “Agradecer a todos os parlamentares, em nome do presidente Gerson Claro [PP] e à deputada Mara, pela oportunidade de falar aqui. Temos aqui tantas cidades reunidas, vim contar para vocês uma história que começou em 1986, eu nem era nascida, mas me sinto absolutamente parte dessa história. São homens e mulheres que fazem parte da atribuição da cidadania de vocês. Se olharem um pouco mais de perto vão ver rostos que identificaram seus filhos e netos, bisnetos. Peritos papiloscopistas que trabalhavam uma vida inteira na atribuição da cidadania, mas não somente isso, peritos que fazem a perícia, que pegam fragmentos de digital, que vão dizer dentro do inquérito policial, quem foi”, explicou.
“São várias histórias de pessoas que passaram por nossa carreira que compõem nossa história, até de peritos que foram embora e não puderam vivenciar essa conquista de hoje. Eu represento servidores que nem sempre tiveram o melhor trânsito e acesso. Compensavam o que faltava em estrutura com criatividade, e foram negligenciados pela Coordenação Geral de Perícias por anos. Homens e mulheres que fazem sim a identificação civil, mas que também fazem perícia. Extrair detalhes nos piores momentos de sua vida para fazerem um retrato falado, excluindo ou incluindo uma presença. Esse dia aconteceu, estamos rompendo com essa discriminação histórico. Nem tudo pode ser mudado, mas se for enfrentado, conseguimos”, definiu Danielle Bueno, agradecendo aos votos favoráveis dos parlamentares.
Gerson Claro, presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), ressaltou que o momento era histórico. “Hoje vocês estão concluindo o que se torna um dia histórico para vocês. Faço aqui um agradecimento a todos os peritos, em nome da Danielle Bueno, presidente do Sinpap. Nosso reconhecimento, pois o Estado tem só a ganhar com pessoas como você, Danielle Bueno”, destacou.
A deputada Mara Caseiro (PSDB) destacou que a luta antiga desses profissionais teve êxito. “Mais uma vez, os nossos peritos oficiais papiloscopistas. Muito bom tê-los aqui, sejam bem-vindos nesta Casa. Ouvindo os deputados e Dani, lembro a primeira vez em que tivemos o contato, e você já estava nessa luta. Tudo que foi falado aqui, a forma de tratar e dialogar foi o que deu condição para que esses profissionais estivessem hoje aqui com essa conquista. Parabéns a cada um de vocês, isso também significa uma conquista de cada cidadão sul-mato-grossense e brasileiro”, afirmou.
O deputado e 1º secretário da ALEMS, Paulo Corrêa (PSDB), elogiou a presença dos papiloscopistas no plenário, dirigindo-se aos alunos do programa “A Câmara vai à escola, do município de Chapadão do Sul”. “A primeira aula chama-se mobilização e o exemplo de sucesso, com educação, em uma luta de 30 anos para que os peritos papiloscopistas fossem colocados nessa carreira. Uma forma de destaque pelo serviço essencial que fazem para as pessoas de Mato Grosso do Sul. Mobilização muito interessante, com muita educação valorizando quem valorizou vocês. A Assembleia Legislativa votou por unanimidade esse pleito de vocês. Com educação a gente vai longe”, considerou.
O deputado Caravina (PSDB) cumprimentou todos os peritos, em nome da presidente do Sinpap/MS, Danielle Bueno. “Acredito que hoje se consolida esse pleito histórico de vocês, votar e aprovar a oficialidade tão aprovada encaminhar o projeto para que o governador possa sancionar. Agradeço as palavras de carinho e parabenizo pela condução, pois os trabalhos que vocês executam, faltava esse reconhecimento oficial. Feliz de ter somado junto à deputada Mara Caseiro [PSDB]. Reafirmo que estou deputado, mas sou policial civil, delegado de Polícia, entrei no grupo Polícia Civil em 1990. E aqui sempre mostrei a importância de ter uma parlamentar representando a categoria, essa é a nossa função, sempre diálogo e responsabilidade”, declarou.
O deputado estadual Junior Mochi (MDB) exaltou a fala da tribuna, de Danielle Bueno. “Surpreendeu a todos nós pela condução e toda fala, as atribuições e competências da categoria. E a sua fala me remeteu ao passado, eu já fui escrevente judicial, e lá eu tinha um contato com os peritos papiloscopistas. Esse é o primeiro passo dado a quem merece de direito. Essa casa de Leis estará sempre a disposição de vocês”, garantiu.
O deputado Paulo Duarte (PSB) destacou a vitória dos papiloscopistas. “Eu fiz questão de render minha homenagem a você. Danielle Bueno, a categoria pode ficar tranquila, depois que você se aposentar, tenho certeza que já teremos uma deputada aqui”, declarou.
O deputado Professor Rinaldo Modesto (Podemos). “Aqui tem gente de 1986, em 1986 eu estava na Universidade Federal, e a Cedron, que é desse grupo, andava muito com o pessoal papiloscopista. E acompanhei de perto esse sonho que pairava na cabeça de vocês. Parabenizo a todos vocês, em nome da Dani”, desejou.
Mín. 19° Máx. 25°
Mín. 18° Máx. 24°
Chuvas esparsasMín. 18° Máx. 22°
Chuvas esparsas